Nossa História

O Instituto Isis Bruder é uma associação civil de assistência social, fundado em 02 de julho de 1969, na cidade de Maringá-Pr. Desde sua gênese, com o passar dos anos e com as necessidades da sociedade mudando, o Instituto Isis Bruder, veio se estruturando para atender melhor a comunidade. Em 1969 começou como creche, sendo que na década de 70, também atendia como semi-internato às gestantes, e hoje, atua com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e com o Programa Jovem Aprendiz. Os projetos acontecem em sua sede, onde se concentram todas as atividades desenvolvidas pela OSC. Este bairro é conhecido também, por Vila Operária, por se tratar do mais antigo da cidade, onde abrigava os primeiros operários que ali iniciavam o processo de desbravamento e construção do município. A Organização está localizada no território de referência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Morangueira.
Dona Isis Coutinho Bruder

Anualmente, o Instituto Isis Bruder desenvolve atividades relacionadas ao fortalecimento de vínculos, como, por exemplo, as Oficinas de Formação Cidadã, Esportes e Dança, além de ações de inclusão digital, preparação para o mercado de trabalho e aprendizagem profissional, atendendo em seus projetos, aproximadamente 500 pessoas por ano, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.


Em quase 54 anos de história, a Organização já transformou e impactou mais de 16.000 vidas, sendo que desde sua fundação, sempre esteve ao lado do Poder Público e da comunidade, para o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social, devido à localização de sua estrutura que permite atender a população vulnerável do entorno e, ao mesmo tempo, de outras regiões da cidade que carecem de assistência, visando contribuir para a efetivação dos direitos preconizados conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e facilitar novos horizontes aos jovens que buscam sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.


Costumamos dizer, que muitas das crianças que entram no Instituto Isis Bruder pequeninas, quando adolescentes/jovens, vão sair já com sua primeira oportunidade de trabalho garantida, mas sobretudo, com uma formação de valores diferenciada, pautada na convivência coletiva e no fortalecimento de vínculos, percebendo que é possível ressignificar suas vidas e enxergar por meio de novos olhares e horizontes, o futuro que as espera.

 

Para se ter uma ideia de sua trajetória histórica, nos anos 60, Maringá era uma cidade nova, um vilarejo pequeno, localizado basicamente onde hoje é o local conhecido como “Maringá Velho”. Nessa época, o fluxo de pessoas de fora, para trabalhar e construir a cidade era muito grande. Com isso, muitas mães precisavam trabalhar, e como não existia creche em Maringá, buscavam em cidades vizinhas um lugar para poder deixar seus filhos. Um problema que logo foi percebido pelo olhar atento e altruísta da senhora pioneira Isis Bruder, que teve a ideia de montar uma creche. Mais tarde, conseguiu-se, junto à Companhia Melhoramentos, loteadora da nova cidade, a doação de um terreno para a construção de uma creche em Maringá. Nascia em 1969, a Casa Maternal Evangélica de Maringá, conhecida carinhosamente como “Vó Tita”.

 

A cidade foi crescendo, novos bairros foram surgindo e as necessidades sociais também foram aparecendo, sendo que na década de 70, a instituição passou a atender também, como semi-internato às gestantes. Já na década de 90, a partir da percepção de um novo problema social, que era o fato de várias crianças e adolescentes, muitas delas, provenientes do bairro Santa Felicidade, se reunirem para passar o dia nas ruas, cuidando dos carros, nasceu como resposta, em 1993, o Projeto Renovo, que por meio de mobilizações, conquistou junto à prefeitura, a doação de uma área no bairro Champagnat, para acolher as atividades. Devido à distância do bairro Santa Felicidade, a área doada passou a receber a comunidade do entorno, que já apresentava uma grande demanda de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Surgia então, em 1998, a Unidade Champagnat, da Fundação Isis Bruder. As três ações sociais, Casa Maternal, Projeto Renovo e Projeto Champagnat, aconteceram simultaneamente durante vários anos, até o momento em que decidiu-se englobar as três iniciativas e potencializar os esforços. Essa unificação se deu em 17 de dezembro de 2000, com a criação de uma instituição única, que reunisse as diferentes ações sociais desenvolvidas, surgindo então a Fundação Isis Bruder, com o objetivo de oferecer atendimento a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em situações de vulnerabilidade social, buscando por meio das atividades esportivas, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e condições para o protagonismo infanto-juvenil. Neste sentido, passou a desenvolver também, o Programa Jovem Aprendiz, proporcionando a oportunidade a adolescentes e jovens, de adquirir experiência e o primeiro emprego.

Em consonância com as novas necessidades da sociedade, acompanhado do início dos processos de profissionalização e qualificação dos atendimentos institucionais, deu-se um novo reordenamento, concentrando todo o atendimento no mesmo local e com a mesma missão que começou em 1969, que é oferecer “Assistência Social para pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a redução das desigualdades”. Em 2018, consolidava-se enfim, o Instituto Isis Bruder.

 

Hoje, o Instituto Isis Bruder atua por meio de dois principais projetos: 1) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, que oferece contraturno escolar continuamente, por meio de oficinas de Formação Cidadã, Esportes e Dança, assistindo mais de 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e/ou encaminhados pela proteção social especial, pertencentes à região atendida pelo Instituto Isis Bruder, de Maringá; e, 2) Atendimento à adolescente aprendiz em serviços de Formação técnico-profissional, conhecido como Jovem Aprendiz, que oportuniza a inserção dos atendidos ao mercado de trabalho, e o acesso a cursos profissionalizantes de qualidade, favorecendo o crescimento pessoal, humano, social, psíquico e profissional.

 

Além disso, as Oficinas esportivas e as vivências culturais, que acontecem aos sábados, oportunizam às crianças e adolescentes apresentarem-se em espaços públicos e privados, levando a dança como ferramenta de expressão, superação de desigualdades e garantia de direitos. Igualmente, o esporte como lazer e incentivo ao movimentar-se, é oferecido por meio de oficinas de basquete e futsal, sendo aberta a participação gratuita, tanto para os atendidos do Instituto, quanto para a comunidade externa.